quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Sequência das atividades


Link do vídeo
Texto:
Minha pequena cidade
Sara Gabriely
Olhe só aquilo
Pequena cidade
Onde a alegria
Não tem idade.
A tristeza acaba aqui
A beleza é tão grande
Que me faz feliz.
Aqui o amanhecer
É o mais belo
Com vários pássaros a cantar.
Esta cidade é pacata
E acata
As ordens da lei.
Na minha cidade
Não há capitão
E nem batalhão
Porque nela não há ladrão.
Sua natureza
De plantas em volta
Formam uma fortaleza
Seu céu
É um pão de mel
Muito doce.
O nem dela é Uruíta
E aqui não importa
Com a idade
Na escola há educação
E nessa hora tem dedicação.
Uruíta para mim
É a melhor cidade do mundo
Porque aqui somos felizes.
Carta
Escrevo a ti com o intuito de te falar como me vejo na cidade. A principio posso te dizer que me vejo como “cidadã”, pois contribuo para o seu desenvolvimento, pago os meus impostos e procuro fazer a parte que me cabe, porém não faço a diferença, pois deixo de desenvolver alguns papeis sociais e voluntários que estão ao meu alcance e que por motivos irrelevantes deixo de executar.
Os meus atos revela a cidade em mim, sempre procuramos viver de acordo com o meio que nos cerca e inevitavelmente seguimos padrões por conveniência que nem sempre são os nossos ou os que queremos para nos, no entanto essa relação quase sempre se faz necessária.
Imagem fotográfica
 A minha imagem foi feita fazendo referência a autora Jenny Holzer, artista conceitual.

A importância da ferramenta blog.
As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, os recursos são inúmeros e atrativos a todas as gerações e com isso nós, professores não podemos ficar apáticos.
Com tudo podemos usar a nosso favor ferramentas que atraem os alunos. O blog é uma boa opção.
Os blogs permitem atualizações rápidas e de acesso a todo o público internalta, no qual se encontram os mais variados assuntos os quais interessam a tal público por suas especificidades.
Nesse caso especifico, temos a oportunidade de maior interação entre colegas e professores, durante o percurso da disciplina. No entanto nos deparamos com algumas limitações, tais como: falta de conhecimento e tempo disponível. Espero que no decorrer da disciplina, essas e outras limitações sejam todas superadas.
Uma das grandes vantagens dos blogs é a liberdade que seu criador tem para alimentá-lo e difundir suas idéias.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Resumo da Unidade I - Estágio Supervisionado 3

Resumo da Unidade I – Estágio Supervisionado III

A cidade e suas possibilidades educativas

O estágio I nos proporcionou a oportunidade de re-avaliar nossa pratica educativa e re-construí-la fugindo dos padrões teóricos e conceituais já estabelecidos. O mapeamento e a cartografia foi uma oportunidade de aprimoramos nossa percepção do espaço educativo. Toda essa fase serviu de amadurecimento, pois através das investigações, preparações, contato direto com o público alvo percebemos que a realidade é bem outra daquela que ora imaginamos.
A proposta do Estagio Supervisionado 3 é a ampliação da experiência para além dos muros da escola a qual tem a cidade como tema central na elaboração de projetos e ações educativas com fim de que a mesma seja analisada com maior profundidade, podendo existir articulações mais amplas e em rede, entre âmbitos locais e globais.
Todo o percurso das disciplinas de Estágio nos possibilitou a construção de conhecimento, seja pela as instigações propostas, reflexões ou pelas próprias percepções.

1.1A cidade educativa : seus lugares , seus habitantes , seus ofícios , sua cultura

A proposta é o desenvolvimento da capacidade de ver a cidade com um novo olhar, intenso, afetivo, investigativo e que busca nos detalhes não visto ou percebidos construções essenciais para a formação que hoje ela apresenta e com isso superarmos o entender de sua organização.
A cidade seja ela grande ou pequena é palco que abrange grande diversidade cultural, onde a individualidade ainda persiste. O diferencial em uma cidade educadora está justamente no envolvimento do homem com seu espaço, a interação e compreensão de que ela gera cultura favorece consideravelmente a educação para uma vida com melhores qualidades.

1.2 Imagens : (des )construções - Proposta para um passeio etnográfico

O passeio tem como objetivo a percepção de todas as sensações que a cidade provoca em você, fazendo com que o invisível seja visto e sentido,suscitando questões históricas, políticas, educacionais e de possíveis mudanças.

1.2.1Orientações e ferramentas para levar nesse passeio

É necessário estar bem preparado para a jornada, e para isso deve-se estar munido com equipamentos fundamentais, tais como: máquina fotográfica ou filmadora, bloquinhos de anotações, ter cuidados especiais com o corpo e acima de tudo estar com a imaginação aguçada para indagar até mesmo aquilo que você acha que conhece bem. Renovar o olhar e ver a cidade com um olhar mais crítico, reflexivo, indagativo e sensível percebendo que ela é formadora, educadora e que deriva de um processo cultural em transformação onde as pessoas se organizaram e formaram no grupo que hoje é conhecido por você.